Informações
ISBN: 978-85-5638-446-1
Páginas: 188
Formato: 14 x 21
Peso: 0,22 Kg
Acabamento: Brochura
Descrição
Podemos falar de retórica quando queremos convencer alguém de algo que não é óbvio e, justamente por não ser óbvio, a confiança do emissor desempenha um papel decisivo. Em assuntos difíceis de entender, preferimos os argumentos apresentados por alguém em quem confiamos, que para nós é uma pessoa convincente. Daí o título deste livro, Ser convincente para poder convencer. E é somente nesse terreno, tão bem fertilizado pelo valor e pela autoridade do orador, que a técnica retórica dará bons frutos, sendo de eficácia segura.
O objetivo deste livro é, portanto, redescobrir as dimensões humanas da retórica e, com base nisso, desenvolver um manual útil para comunicar nossas ideias e convicções de forma mais eficaz. Trata-se de uma retórica de natureza antropológica, baseada no fato de que o homem, pela sua natureza, tem a capacidade de falar, expressar seus sentimentos, estabelecer relações e elaborar estratégias de persuasão. A principal função da arte da retórica como tal é aperfeiçoar essas faculdades comunicativas inatas, melhorá-las e aplicá-las às mais diversas situações e necessidades.
Alberto Gil
é professor emérito na Universidade do Sarre (Alemanha) de Teoria da Tradução e Retórica para doutorandos. Diretor do projeto Rhetoric and Ethos na Alemanha (Rhetorik und Ethos: www.rhethos.de) e cofundador do centro de pesquisa Retorica e Antropologia na Itália (Rhetoric & Anthropology Research Net: www.rhetoricandanthropology.net). Professor de Linguística e Transculturalidade na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e de Retórica na Universidade Gregoriana (Roma), bem como na Universidade Coloniense de Teologia Católica. Pesquisa, publicações e ensino em linguística, transculturalidade e tradução, como também na teoria e prática da comunicação e da retórica, tanto na universidade quanto na formação de dirigentes de empresa.